O Observador


Atualmente ando numa condição psicológica que só me faz observar, quero dizer, sempre fui um observador, não gosto de fazer certas coisas sem ter certeza de que é o certo, gosto de observar antes e ter certeza de que não irei fazer nenhuma merda. Porém ter o rótulo de observador pode ser muito ruim às vezes.

Houve uma vez a algum tempo atrás que eu estava em um supermercado, até que uma garota se aproximou perto de mim e me pediu para eu pegar uma maionese na prateleira para ela, eu peguei, ela agradeceu e foi embora, nesse momento que deve ter durado menos de cinco segundos vi que ela deveria ter uns 15 anos, tinha cabelos ruivos, sardas e aparelho nos dentes, achei bonita, em seu carrinho havia pão, hambúrgueres, esponjas, sucos, biscoitos e várias fraldas. Depois que ela foi embora fiquei imaginando como seria a vida daquela garota.

Imaginei que o nome dela fosse Patrícia, sei lá, ela tinha cara de Patrícia (nem sei como seria uma cara de Patrícia, mas as coisas acontecem assim), cursava o ensino médio em alguma escola pública da região e estava ali no supermercado comprando coisas que a sua mãe pediu pois ela não podia ir porque tinha que tomar conta do seu irmão recém-nascido, e talvez aconteceria uma festinha em comemoração ao primeiro mês de vida de seu irmãozinho mais tarde naquele dia, daí o pão, os hambúrgueres e a maionese.

Depois surgiu uma pergunta na minha cabeça, "E se ela for a mãe?" pensei, bem, imaginando que ela realmente teria 15 anos isso seria bem plausível hoje em dia, talvez ela seja uma mãe irresponsável que deixa os filhos nas costas de algum parente ou babá, provavelmente ela nem sabe quem é o pai e o filho deve ter surgido em alguma aventura de um baile funk aleatório por aí, e talvez ela esteja marcando com os amigos algum passeio ou confraternização em sua casa enquanto deixa o seu bebê na casa da vovó.

Daí percebi que é muito fácil criar várias interpretações de uma pessoa apenas a observando, sem ao menos conhecê-la, e provavelmente nenhuma das suas observações sobre uma pessoa seja a certa, pois uma roupa, a cor do cabelo ou o que a pessoa compra em um supermercado não são o suficiente para você criar um perfil em sua cabeça sobre a personalidade de alguém, só porque uma garota veste um shortinho curto não significa que ela seja vadia, apenas que ela gosta de vestir shortinhos curtos, e só porque um cara tem cabelo comprido e anda por aí vestindo camisas de bandas de metal não significa que ele seja um metaleiro do satanás, apenas que ele gosta de ser assim, camisa de banda não quer dizer nada, vejo muita gente por aí achando que Ramones é uma marca de roupa.

Quando cheguei na fila do caixa vi que a garota estava no caixa ao lado, passando os seus produtos, ela fez algumas contas e resolveu não passar as fraldas, pagou cinquenta reais para a mulher do caixa, pegou o troco, foi embora e deixou todas as fraldas ali no carrinho. Ok, não sei o que pensar sobre isso, talvez se eu a encontrar novamente no supermercado algum outro dia eu pergunte, não acredito que isso venha a acontecer algum dia, se não acontecer eu continuo por aí, sendo um observador.

Comentários